sábado, 20 de julho de 2013

MULHER VIRTUOSA

Texto Base:     Provérbios 31: 10-31

Entendendo o que é SER VIRTUOSA“aquela que têm virtudes”.Virtudes significa“disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de “esposa exemplar”, e no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.

A mulher virtuosa não é perfeita, mas sim de que é uma GUERREIRA VALENTE que luta com todas as suas forças para fazer que o seu lar seja de fato uma bênção.

Características desta Mulher Virtuosa:



1ª – Ela é confiável - Seu marido tem plena confiança nela (v.11a) – Digna de Confiança, quer seja para compartilhar um assunto ou uma situação delicada que esteja enfrentando, ou em relação a fidelidade conjugal ou ainda em relação as finanças da casa.
1. O marido está feliz e pode confiar nela, e ele permite que a sua esposa administre vários assuntos para ele. A sua constante atividade é fazer-lhe bem. Provérbios (Comentário Bíblico de Matthew Henry)
1ªA mulher virtuosa é uma mulher de valor.
2ª – Ela honra o seu marido, fazendo-lhe somente o bem todos os dias da sua vida (v.12) – É interessante notar que o versículo não diz que ela faz bem ao seu marido não quando ela acha que ele é merece, ou quando ele é amável com ela, isto inclui os dias bons e os dias maus, na fartura ou escassez, etc.
Honra é um dever do cristão.

Será que ele gosta daquela comidinha? Estou suprindo suas necessidades? Estou o honrando estando com ele nas horas difíceis. Impulsiona o marido a atingir todo o seu potencial, o incentiva para que estude, se esforce mais no trabalho, pra que ele se aperfeiçoe, pra que ele vá adiante e não desista.

3ª – Ela tem prazer em cuidar da sua casa e família – (v. 13, 14 e 15) –a mulher VIRTUOSA tem como característica o prazer em cuidar da sua casa e da sua família, ainda que muitas vezes não seja ela que realiza o trabalho com as próprias mãos, porém toda a preocupação em gerar bem estar para os membros de sua família. Se não trabalha fora se alegra pelo fato de manter dedicação exclusiva ao seu lar e não considera isto como humilhante, sem valor ou um grande fardo.

4ª – Está inteirada dos negócios da família – (V.16) – A mulher virtuosa está sempre inteirada de todos os assuntos e ajuda na tomada de decisão quanto aos investimentos que a família irá fazer. É participativa sem tirar a autoridade que pertence ao seu marido, e após as conquistas obtidas ela desfruta e usufrui o bem conquistado sempre com o objetivo de tornar sua família mais próspera e abençoada.
Não é compulsiva, e invejosa.  Estava na promoção amor

5ª – É dedicada, esforçada, valente no trabalho e realiza tudo com disposição e vontade – (v. 17, 18 e 19)
Na vida desta mulher não há espaço para desânimo, preguiça ou abatimento. Ela sabe que sua família (marido e filhos) depende dela. Muitas vezes para atender a necessidade do seu lar, trabalha de maneira incansável até tarde da noite.  Não dá lugar para a preguiça.

6ª – É solidária – (v. 20) – Auxilia o necessitado, dando exemplo e ensinamento aos seus filhos quanto à necessidade de socorrer ao menos favorecido. Ela sabe que aquilo que o Senhor tem dado à sua família deve ser compartilhado com aquele que está enfrentando um período de dificuldade. Vale lembrar que uma mulher virtuosa também tem discernimento quanto aquele a quem vai ajudar para que não incentive o comodismo de outras pessoas.

7ª – É prevenida – (v. 21 e 22) –Quando alguma dificuldade financeira chega, ela pode contar com as reservas que fez durante a vida

8ª – É forte e digna (v.25) – Significado de digna (decente, solene, conveniente, correta, decorosa, respeitável) seus pensamento e desejos são para seu marido.
Gêneses com eva.

9ª – É sábia e boa conselheira (v.26) – Busca a sabedoria em Deus para que saiba pronunciar conselhos que edifiquem a vida do seu lar (Tiago 1:5).
Não é fofoqueira, não fala mentira, é sempre verdadeira, não fala mal dos outros, não é rixosa, reclamona nem murmuradora. Ela é encorajadora e não acusadora do marido com palavras afiadas e ferinas.


12 ª – É temente a Deus – a maior, principal e mais importante característica desta mulher é o TEMOR ao Senhor, e isto está acompanhado de promessas
 mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." ( Provérbios 31:30)  
  

Recompensa por ser uma mulher virtuosa: É o orgulho dos seus filhos; É a coroa do marido; É louvada por todos e reconhecida e elogiada diante de todos. (v. 23, 28, 29, 30 e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lição EBD Betel

EBD Betel lição 1 prosperando em meio às crises 3 trimestre 2020 ano 30 nº 116 https://youtu.be/_zfbUV8K3yE Celebrando a segurança do po...