livro Genealogia do Conhecimento

A Centralidade da Verdade Bíblica


 


A Centralidade da Verdade Bíblica

“Firmado nos princípios imutáveis da Escritura, o blog Verdades Cristã anela pela revelação da verdade divina, rejeitando interpretações antropocêntricas e apontando para Cristo como o centro de toda a revelação.”

Vivemos dias em que muitas vozes competem pela atenção e pela fé dos homens. As interpretações antropocêntricas da vida, que colocam o homem como medida de todas as coisas, tornaram-se comuns. Contudo, a Palavra de Deus nos lembra que a única fonte de luz verdadeira não está no raciocínio humano, mas em Cristo e na Sua revelação.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para o meu caminho” (Sl 119.105).

A Escritura não é apenas um livro antigo ou um compêndio de moralidade, mas a revelação viva de Deus. Ela nos guia no caminho da verdade, iluminando as sendas escuras de um mundo caído. A Bíblia não nasce do coração humano, mas é inspirada pelo Espírito Santo (2Tm 3.16), sendo “a espada do Espírito” (Ef 6.17).

A Necessidade da Verdade Cristocêntrica

Toda a Escritura aponta para Cristo. Ele é o centro e o cumprimento de toda a revelação. O próprio Jesus afirmou:

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39).

Quando a Palavra é lida com lentes antropocêntricas, ela é distorcida para justificar vontades humanas. Porém, quando a lemos cristocentricamente, reconhecemos que toda a verdade aponta para Cristo, que é “o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14.6).

O Perigo das Interpretações Humanistas

O apóstolo Paulo advertiu sobre aqueles que “não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2.10). Em tempos de relativismo, muitos reinterpretam a Bíblia à luz de seus desejos pessoais, trocando a verdade de Deus pela mentira (Rm 1.25). Esse é o espírito do engano que cega o entendimento (2Co 4.4).

A Igreja de Cristo, entretanto, deve permanecer firme: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

A Palavra que Ilumina

A imagem da Palavra como lâmpada nos lembra que sem ela caminhamos em trevas. A luz não está em nós, mas na revelação divina. Não somos nós que damos sentido às Escrituras, mas as Escrituras que dão sentido à nossa vida em Cristo.

Martinho Lutero dizia: “As Escrituras são a manjedoura em que Cristo repousa”. Não devemos adorar a manjedoura, mas sim contemplar o Cristo revelado nela.


Conclusão

As verdades cristãs não se apoiam em modismos, filosofias humanas ou interpretações centradas no homem. Elas permanecem firmes, eternas e imutáveis, porque estão fundamentadas na revelação divina que encontra seu ápice e cumprimento em Cristo Jesus.

Que possamos, como salmista, declarar:

“A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre” (Sl 119.160).

Assim, viveremos não pela sombra das opiniões humanas, mas pela luz que emana da Palavra viva de Deus.

Por Pr. Walker Henrique de Souza – proclamando a verdade da Palavra que transforma o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário