VIDA CRISTÃ

 POR QUE CREMOS?
Desde o principio as pessoas queriam agradar a um ser superior. (divindades).
Há diversas teorias apresentadas para explicar a origem da religião( CRENÇA).  Analisando uma a uma, não é difícil concluir que todas elas têm seu lugar no desenvolvimento desse importante fato social.  
TEORIA DO MEDO: é uma teoria bem antiga, sustenta que o medo das forças naturais levou o homem a crer em divindades, forças misteriosas, sobrenaturais, com o poder de dirigir a natureza. A gênese das crenças religiosas seria o medo do sobrenatural.
MITO: do grego ''mutheo'', é uma tentativa de explicação de acontecimentos naturais ou sobrenaturais que fogem ao entendimento humano em seus diferentes estágios, por isso adquire forma lendária, poética ou fabulosa.
TEORIA ANIMISTA: crença do homem primitivo na existência de um outro ''eu'', com propriedades espirituais, que seria a alma, dotadas de poderes superiores ao homem. Esta crença era baseada na experiência de formas imateriais surgidas em sonhos, ou na diferença entre um homem vivo e seu cadáver. A morte ocorre quando a alma deixa o corpo e volta ao seu lugar de origem onde residem todos os espíritos dos antepassados, estes espíritos desencarnados podiam entrar no corpo dos vivos, aumentando-lhes a força e a vitalidade ou lhes provocando males.
TEORIA ANIMATISTA: povos primitivos acreditavam na existência de um poder impessoal, uma espécie de um fluído denominado ''mana'', pelos melanésios e polinésios, capaz de penetrar nos objetos vegetais, animais e pessoas, conferindo-lhes capacidades e propriedades superiores.
TEORIA DO ELEMENTO ALEATÓRIO: tribos primitivas acreditavam ser os poderes sobrenaturais intimamente ligados ao elemento sorte, devendo o homem atuar no sentido de obter a atenção favorável desses poderes e evitar assim a má sorte e propiciar a boa sina.
TEORIA DO TOTEMISMO: crença na descendência comum dos grupos de um antepassado animal ou vegetal dando origem a uma atitude de reverência para com todos os representantes dessa fauna ou flora específica. O totemismo despertou uma controvérsia em relação a seu significado designado por alguns autores como fenômeno social e por outros como fenômeno religioso.
CRENÇA E RITUAL: a crença religiosa é o aspecto cognitivo da religião que procura explicar a natureza e a origem das coisas sagradas. A crença baseia-se em atitudes habituais, na fé, e as noções dela derivadas.  O ritual é o lado ativo da religião, apresentando as seguintes formas: manipulação de objetos sagrados, ação instrumental carregada de conteúdo simbólico, tipos de conduta, como o uso de roupas especiais, cantos, danças e lamentações. O ritual tem por finalidade despertar uma disposição de espírito favorável em relação ao sagrado.

Enfim todas as teorias tem seus objetivos e parâmetros.
                                                            Fato Histórico 
Nós sabemos a respeito de Deus através do povo de Israel que contribuiu com a religião universal. 
E com a vinda de Jesus e a instituição da Igreja começaram a formalizar o Cristianismo onde veio pregando o perdão de pecados e a restituição do novo homem.
Mas como deve ser este novo homem?
O homem é um ser pensante que busca através das Teorias do conhecimento chegar a um consenso na formulação de sua opinião.
O senso lógico, por sua vez é  algo inerente à íntima natureza das pessoas, desde a concepção no ventre materno; por isso, a capacidade para raciocinar, apenas latente na ocasião do seu nascimento, vai se manifestando e se tornando patente ao longo do seu desenvolvimento.
Podemos ver que até as crianças nos surpreende pois mesmo sem ler e sem escrever já raciocina. Exemplo: Diálogo entre uma menina e sua mãe: - Porque a senhora tem cabelos brancos? Perguntou a menina.
Respondeu a mãe: Por causa do trabalho que você me dá.
E a isso retorquiu a menina com a simplicidade e a sinceridade próprias de criança.
- Então, a senhora deve ter dado ainda mais trabalho para a minha avó.
Vemos com isso, que pessoas que se dizem Cristã seguindo uma doutrina e forma de vida baseado em seus pensamentos lógico, baseado em formalismo cultural, e por qualquer desacordo intelectivo blasfema e desvia do do alvo que é Jesus, e é por isso que para ser seguidor de Cristo, não cristianizado tem que principalmente ter a revelação do Espirito Santo, pois foi ele que ficou com a incumbência de nos convencer de todo pecado, justiça e juízo.
Romanos 8-14 (Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus).



I – Atuação do Espírito Santo

A obra de salvação realizada em Cristo é concretizada nos corações e vidas dos pecadores, pelos vários movimentos do Espírito Santo na aplicação da obra de redenção.
Quando falamos de ordem da salvação, não nos esquecemos de que ação de aplicar a graça de Deus ao pecador é um processo unitário, mas simplesmente ressaltamos fato de que é possível distinguir vários movimentos no processo, que a obra de aplicação da redenção segue definida e razoável, e que Deus não infunde a plenitude de sua salvação ao pecador num ato único.
Através das operações gerais do Espírito Santo e que esta transformação ocorre na vida do ser humano, onde o mesmo e o agente causador da obra salvadora de Cristo, por este motivo vemos porque o salvo crê indistintamente, piamente crendo na palavra e na salvação onde resulta em novo estilo de vida, não ouvindo a homens, mas a DEUS.
Dentro das operações do Espírito Santo pode citar as gerais e especiais.
Suas operações gerais, ele origina, mantém, fortalece e dirige toda sorte de vida orgânica, moral e intelectual. Ou seja, ele faz com que no presente se restringe a influencia devastadora do pecado na vida dos homens e da sociedade, capacita os homens a manterem certa ordem e decoro em sua vida comunitária, a fazer o que é exteriormente bom e reto em suas relações uns com os outros e desenvolve os talentos de que foram dotados na criação.
Nas operações especiais, dentro da esfera redentora ele origina a nova vida, capacita-a frutificar, dirige-a em seu desenvolvimento e a leva ao seu destino.
Vida essa que nasce do alto é nutrida do alto e será aperfeiçoada no alto, uma vida celestial, embora vivida na terra.
Com sua operação especial, o Espírito Santo sobrepuja e destrói o poder do pecado, renova o homem à imagem de Deus e o capacita a prestar obediência espiritual a Deus, a ser sal da terra, luz do mundo e um agente espiritual em todas as esferas da vida.
A vida completa dos eleitos, incluindo a que precede ao seu novo nascimento, é determinada e governada por Deus, com vista ao seu destino final. Sua vida natural é ordenada de modo tal que, quando renovada, corresponde ao propósito de Deus.
O Espírito Santo age em nossas vidas de uma forma fantástica fazendo com que conseguimos ver o invisível, e nos esclarece a respeito de tudo quanto o homem não conseguiu decifrar com a razão, onde o mesmo nos livra de uma prisão espiritual que não conseguimos ver, e nem entender com o uso da lógica. E mesmo que a razão nos fizesse ver e entender tudo isso não seriamos capazes de nos livrar disto, pois é somente o poder do Espírito Santo que consegue neutralizar a força do pecado, e clarear os olhos negros da escuridão das trevas que outrora vivíamos.(E não é um salto no escuro como diz Kierkegaard). assunto para outra postagem.....
 O ser humano com seu poder intelectual, nunca conseguiria fazer isso , o pouco que faria era apenas alerta-lo, mostrar a deficiência, mas nunca a razão ou intelecto conseguiria mudar o interior do homem e guia-los por caminhos planos.
Por isso que muitas pessoas estão escandalizando a obra de DEUS, agindo de forma que sua sabedoria lhe indica, mas essa sabedoria não provem de DEUS, sabedoria que faz o mal, não obedece os preceitos Bíblicos, e meramente sabedoria humana ,onde o mesmo busca seus próprios interesses.

A nossa vida tem que está enquadrada na Bíblia Sagrada.
Seus atos lógicos, suas atitudes que parecem ser razoável, sua maneira de ver e viver a vida nunca pode se contrária ao que a Bíblia diz, você não pode seguir a sua verdade, ignorando a Santa Palavra de Deus, onde ela é a nossa única regra de Fé e Prática.
A unica verdade que existe é a Santa Palavra de DEUS, não a sua verdade, pois ande na verdade. Se a palavra pede para perdoar perdoe, pois nossas atitudes nunca poderão ferir as ordenanças bíblicas.
Se você não esta conseguindo conciliar sua vida, suas atitudes com a Palavra de Deus, é por que está precisando do Consolador, sem ele nunca conseguiremos ser nova Criatura.
Conhecereis  a verdade e ela vos libertará.
se o filho te libertar verdadeiramente sereis livres


PENSE NISSO.

Que Deus em Cristo vos abençoe. e te guarde da corrupção do mundo.

I PEDRO 1

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós,
5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;


fragmentos do meu texto de monografia do curso  bacharel em teologia, tema Porque nós cremos.  

Um comentário:

Lição EBD Betel

EBD Betel lição 1 prosperando em meio às crises 3 trimestre 2020 ano 30 nº 116 https://youtu.be/_zfbUV8K3yE Celebrando a segurança do po...