sexta-feira, 19 de julho de 2013

TEMPERAMNETO

Sabes o teu temperamento?

Resumidamente... "Temperamento é aquilo que chamamos de meu jeito de ser… "
Os temperamentos, segundo alguns pesquisadores já tem definição, estudo, análise, sei lá, tanto tempo que é possível encontrar na bíblia, no livro profético de Ezequiel uma divisão de temperamento: leão, boi, homem e águia.

 Homem- Esta face fala da mente, razão, afeições, e todas as coisas que envolvem a natureza humana.

Leão- O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, e majestoso. Ele é o rei dos animais.

Boi- O boi é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono.

Águia - Como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável.

Visão dos filósofos em relação:

Artesão, Guardião, Idealista e Racional (Platão)

Artesão
São facilmente identificados por terem autoconfiança, iniciativa, otimismo e carisma. Geralmente os artesãos gostam de estar no centro das atenções, são expressivos e comunicativos.

Guardião
Fazem parte dele as pessoas protetoras, que tomam conta da família, amigos, até mesmo de um país. Eles são conservadores, preocupam-se em manter as relações e a estabilidade. Seguem as regras, respeitam os estatutos e leis de países e instituições. A eficiência dos guardiões aparece na hora de dar ordens, supervisionar o trabalho das pessoas e cobrando resultados.

Idealistas
As pessoas preocupadas com o bem-estar alheio, seja espiritual ou materialmente, são a maioria nesse grupo. Além de defenderem a paz, a justiça e a liberdade, lutam por causas políticas e sociais. Muitas vezes, o idealista não é bem compreendido pela família ou pela escola por ter ideias diferentes. Eles são bons para falar e têm bons relacionamentos.

Racionais
Os racionais são o tipo mais raro, não chegam a representar 7% da população mundial. Eles são especialistas em desenvolvimento de máquinas, motores, instrumentos, computadores e tudo ligado à tecnologia. Extremamente racionais, têm uma eficiente inteligência estratégica que os leva a encontrar os melhores métodos e caminhos para alcançarem suas metas. São curiosos, gostam de pesquisar e sempre querem adquirir mais conhecimento. Geralmente são calmos.

Hedonista, Proprietário, Ético e Dialético (Aristóteles)

E os mais famosos:
Melancólico
É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza. Mas às vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.
Vejamos suas forças e fraquezas:
Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minucioso…
Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antissocial e vingativo…
Problemas causados: Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão a pessoa que tem ponto de vista diferente entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

Fleumático
O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, consegue fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer; sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.
Forças: É calmo, tranquilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sanguíneo e colérico, trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.
Fraquezas: É um tipo de pessoa calculista, desmotivada. É muito pretensiosa, desconfiada, e isto a afasta dos outros. É pessoa indecisa nas suas decisões e temerosa. Esse tipo de pessoa é muito castigado pelo seu egoísmo.
Problemas causados: Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.
Colérico
É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se autossuficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso. Não são dadas as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.
Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…
Fraquezas: Ira, impetuosidade, autossuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.
Sanguíneo
Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.
Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder…

Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, fraco de ânimo, adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lição EBD Betel

EBD Betel lição 1 prosperando em meio às crises 3 trimestre 2020 ano 30 nº 116 https://youtu.be/_zfbUV8K3yE Celebrando a segurança do po...