ÉTICA CRISTÃ


SER ÉTICO.

No geral todos tem noção de ética.Sabem o que é certo e o que é errado mesmo assim se confunde ética com moral.
Moral Uma boa moral nem sempre segue uma boa ética. Alguém pode ser um santo em seu raciocínio ético e ter atitudes imorais ou vice-versa. "Wolfgang Schrage" em seu livro "ética do N.T." página "9" lembra que quando Cristo voltar ele não nos questionará pelo que sabemos ou cremos e sim pelo que fizemos.
Porque é tão difícil fazer o que é certo? Pior o que queremos fazer está certo?

O Cristão sabe que o problema é o pecado e quando se vai a igreja chega-se a conclusão que o problema do pecado do homem é mais sério do que se pensa, ele está arruinado por um poder maligno. Está fortemente influenciado e atingido pelo mal e as consequências são desastrosas.
A Origem do mal e seu desenvolvimento é, e sempre será um mistério para o ser humano.Não há explicação lógica, filosófica convincente a esse respeito o que se sabe é que o mal e distorção do bem EX: Orgulho é um amor próprio aumentado exageradamente.
Apesar de ser um mistério sua fonte está no diabo.muitas pessoas estão sendo o advogado do diabo dizendo que ele não força ninguém, o homem que é mal por natureza, mas é isso mesmo que satanás quer, deixar de ser o centro da culpa para que ele fique ileso, não devemos esquecer que o mesmo conseguiu enganar a terça parte dos anjos que não tinham dor, fome, tristeza, imagine o que ele consegue fazer com a humanidade.( também sei que o homem tem sua parcela de cooperação e que tudo não é ele, O senhor Jesus disse em sua palavra que toda a más intenções estão no coração do homem, mas esse coração que projeta maldade está sob a influencia do pecado que tudo contamina assim foi no principio com eva e Adão e não sera diferente com os restantes da humanidade.
Mas para livrar desse mal que influencia os corações, somente aceitando a ajuda daquele que conseguiu derrotar este ser invisível que nós não podemos ver. essa ajuda vem de JESUS). 
  Criados a imagem de Deus. Deus quer que sejamos como ele para adquirirmos suas atitudes.
Deus nos criou segundo a sua imagem e semelhança sem dúvida é uma referência moral, já que Deus não tem corpo físico.Deus enviou Jesus para que o homem parecesse com ele e para isso o homem precisar amar como Deus ama e só será possível como o homem ver o outro como imagem de Deus.
Corruptos desde o nascimento Por causa do pecado o ser humano já nasce corrupto, pecador e escravo do mal e por isso somos constantemente corrompido pelo pecado cada passo de santidade que Deus executa em nós o diabo vem distorcer. Ele faz isso desde que o homem foi criado com isso quebrou o relacionamento do homem com o criador.Por causa da corrupção o homem não teme mais a Deus nem o serve e nem o Ama como deveria.
Assim influenciado pela corrupção o homem se rebela contra Deus e contra tudo o que ele quer  e deseja para cada pessoa e essa corrupção é transmitida de pai para filho pelo pecado original de Adão.
Quanto mais o homem se afastar de Deus mais aumenta a carga de corrupção por influências externas (cultura, mídia, escola...).
Até que ponto o homem é realmente corrupto?
O mais profundo íntimo do homem é afetado pela corrupção os desejos naturais, sentimentos. Mesmo a religião é afetada pois o ser humano faz e arranja ídolos ao invés de procurar um bom relacionamento com Deus. Por mais que queira fazer algo de bom para Deus e para os semelhantes logo surgirá corrupção se é que já não foi iniciado por um motivo egoísta que a tudo corrompe.
Mesmo tendo nublado a imagem de Deus em si os seres humanos ainda trazem resíduos dessa imagem isso leva os seres humanos a fazerem atos de bondade e de querer acertar, até que isso traz certa satisfação pessoal.
A Corrupção do Cristão
Cristão é aquele que foi liberto da escravidão do pecado e das suas consequências isso acontece porque Deus perdoa o homem que crê em Jesus porém nem mesmo o cristão perdoado está livre da corrupção.A corrupção é apenas controlada no Cristão mas ela continua lá dizendo quem realmente ele é e do que precisa ela nasce, vive e morre conosco a solução do problema só acontece quando a morte chega ai acontece no crente a santificação definitiva e vai morar com Deus ou quando ocorrer a segunda vinda de nosso Senhor Jesus ai ficaremos livres.
  
Como vencer então essa corrupção.
Jesus é a ação de Deus para restaurar o problema da corrupção no Homem.
Ele nos mostras quanto somos corruptos, mas ele quer melhorar o homem, e com sua ajuda nos tornar igual a ele. Jesus mostra que o homem pode ser melhor do que é.
O homem precisa ver em Jesus a ação de Deus para ajudá-lo a caminhar. Isso demonstra oferecendo perdão dos pecados.
Com o perdão, Jesus quebrou todo e qualquer vinculo que o homem tinha com o inferno.Ainda que sujeitos a tentação e ao engano de Satanás, porem pelo seu Santo Espirito ele nos da poder para vencer.
O Espirito cria e constroem uma nova pessoa.
Quais são as características de uma nova criatura.
  • inclina-se para o bem
  • resiste à corrupção
  • Espírito habita na pessoa
  • desejo de louvar a Deus
  • desejo de ajudar as outras pessoas
  • consciência que a vontade de Deus é melhor
  • medo da desobediência e seus castigos.
norma éticas na vida do ser humano

 Como saber o que é certo e errado?

conhecendo Deus a natureza humana, introduz nele éticas Bíblicas, ordenando e exigindo obediência . As vezes parecem pesadas demais e inúteis para vida, porém, embora demore um pouco, pode-se perceber os benefícios que elas trazem.
O Cristão sabe que tipo de pessoa Deus deseja, alem de termos isso dentro do nosso ser, na Bíblia está claramente como devemos pensar, agir e falar.
todos temos a percepção do que é certo e errado, esta percepção esta embaçada pelo pecado, por isso que Deus deu do seu Espírito Santo e sua Palavra, para que a percepção possa ser completa e clara e as normas éticas vem de Deus, ele não tem somente as lei gravadas em seu coração, tem o próprio legislador vivendo nele, e incentiva o cristão a viver uma vida Santa.
É sabido que mesmo o legislador morando no Cristão, ele ainda sofre a influência em sua volta, que muitas vezes faz com que ele confunda o bem com o mal, onde o pecado se torna tão comum que as vezes parece normal, todos fazem por que não posso fazer, essas convicções são tão fortes que faz com que ele vai contra a voz do Espirito Santo.



continuação

Lição EBD Betel

EBD Betel lição 1 prosperando em meio às crises 3 trimestre 2020 ano 30 nº 116 https://youtu.be/_zfbUV8K3yE Celebrando a segurança do po...